Faculdade de Teologia Betel

logo Faculdade Betel de Teologia

O diploma é reconhecido pelo MEC?

É importante ter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), principalmente, para profissionais que desejam trabalhar num âmbito secular em nosso país e até fora dele. Por exemplo, um médico, um engenheiro, um advogado, contador, etc. E inclusive se você quer ser um “Teólogo Profissional” trabalhando em empresas grandes que normalmente contratam este tipo de profissional para servir de conselheiro, palestrante ou orientador em seus “espaços ecumênicos“, ou para passar a impressão aos seus clientes e/ou acionistas que elas têm um compromisso religioso e inclusivo com a sociedade no ambiente do nosso país. Nesse caso, tais empresas vão querer que lhes seja apresentado um diploma de Teologia reconhecido pelo MEC, ou seja, uma certificação de órgãos estatais, governamentais.

Há também algumas poucas igrejas históricas, porém que não são de origem pentecostal nem carismática (renovada), que exigem tal diploma.

Entretanto, no âmbito do trabalho ministerial da Igreja evangélica brasileira e internacional, os reconhecimentos são bem distintos! Já que para trabalhar numa igreja cristã (seja dentro ou fora de nosso país), antes de tudo, todos nós precisamos apresentar credenciais espirituais de um novo nascimento por meio do Espírito Santo. E a Teologia que se requer para trabalhar na Obra de Deus é uma teologia inteiramente bíblica, comprometida 100% com os valores cristãos, e não com os valores seculares.

Até mesmo algumas igrejas que anteriomente aceitavam o diploma de teologia do MEC, hoje dão total preferência para o diploma de reconhecimento evangélico, de faculdades como a nossa.

A diferença entre as “duas Teologias” se nota até quando comparamos a grade curricular e os assuntos ensinados nos cursos de Teologia reconhecidos pelo MEC, em relação com os que as Faculdades de Teologia de reconhecimento evangélico oferece.

Por tanto, se a(o) amada(o) irmã(o) pretende estudar Teologia para “servir melhor a Deus”, aqui no Betel, você está num ambiente seguro, em que as certificações (diploma) oferecidas são reconhecidas e respeitadas no meio evangélico e o mais importante é a aprovação do Senhor que nos guia desde 1963, há 60 anos formando discípulos.

Pense nisso! E se tiver mais dúvidas, fale com um dos nossos professores(as), antes de qualquer decisão.

É caro?

O valor das mensalidades dos nossos cursos são acessíveis a todas as pessoas, chegando a ser uma pequena fração de um salário mínimo! E comparado com outras faculdades, no Betel você logo vai notar que o valor investido é bem razoável do que em outras instituições.

Além disso, nesse ano de 2024, a Faculdade Betel está ampliando suas operações em todo o Brasil, tornando o valor da mensalidade ainda mais interessante para quem quer estudar de verdade.

Estamos facilitando ao máximo para ter você como nosso(a) aluno(a)!

Lembre-se: Uma mensalidade, na verdade, é um investimento! Isso porque você sempre tem um retorno muito maior do que aquilo que investe.

Vestibular? Qual é a escolaridade mínima exigida?

Você não precisa fazer vestibular para ingressar na Betel. Mas terá que apenas comprovar a conclusão de seus estudos no ensino médio para o Curso de Bacharel em Teologia.

Não posso estudar Teologia por conta própria?

Sim, claro que sim! E recomendamos que nossos alunos continuem fazendo isso depois da formação acadêmica. Mas queremos que você conheça a história de uma pessoa (com nome fictício*):

Antônio* nos procurou e era um irmão de uma inteligência destacável. Era autodidata e tinha muita facilidade para aprender sem a ajuda de um mentor. Era dono de uma capacidade brilhante! Porém, ele tinha certa dificuldade em saber por onde começar e por não conhecer alguém que tirasse algumas dúvidas básicas (também porque tinha vergonha de perguntar), depois de passar muito tempo estudando sozinho, acabou desistindo e nunca se graduou.

Ao avaliar os esforços de Antônio, notamos que ele tinha um “desequilíbrio pedagógico”, pois conhecia muito de certos assuntos, mas desconhecia completamente sobre outros tão essenciais!

Antônio começou a cursar Teologia no Betel e, aproveitando suas habilidades autodidáticas, nossos professores perceberam que poderiam “encaixá-lo” melhor na modalidade EAD, onde, de fato, se sentiu mais confortável e adaptado. Não demorou muito, ele se formou e descobriu que poderia ter “economizado tempo”, se logo ao princípio, ao invés de ter que descobrir tudo sozinho e ter que trilhar tantas dificuldades que poderiam ser evitadas, tivesse decido por uma faculdade qualificada que o direcionasse nos estudos, pois já conhecíamos todo “o caminho a ser percorrido” e lhe ajudaríamos nisso.

Enfim, se ele encontrasse alguém que já “tivesse o mapa do percurso”, tudo seria mais simples e mais rápido!

Lembre-se: você terá que “andar com as próprias pernas”, mas não sem um mapa e terá um guia que já fez aquela trilha antes.

Estudar numa instituição qualificada e tradicional te oferece duas grandes coisas que não são possíveis ter ao estudar de modo “self-service”: Direcionamento (orientação) e Certificação, além de economizar tempo.

Quer dizer: no decorrer do seu aprendizado, você será guiado por uma jornada já conhecida e percorrida por seu educador e diretores de ensino. Eles vão te oferecer um “mapa de estudo”, sugestões e mentoria que jamais teria se tivesse que percorrer toda essa jornada sozinho(a).

Você terá um aliado(a) sempre presente: Seu professor(a).

E no final dessa jornada de aprendizagem, você receberá um diploma, que ainda que pessoas desinformadas não o valorizem, é ele a certificação que te credita a exercer um ofício digno e ter acesso a lugares e círculos de pessoas que jamais você teria sem ele!

Em resumo: Tendo formação acadêmica você não perde tempo, ganha certificação de quem pode oferecê-la, tem direcionamento de seus estudos, passará a conviver num círculo acadêmico e muitas outras vantagens.

Só estudar na igreja já não me dá tudo isso?

A Igreja local é nossa primeira escola e, em alguns casos, nossa primeira casa. Mas ela não substitui a escola tradicional que já tem a função própria e a experiência em graduar alunos(as) para uma nova etapa.

Um exemplo: Na igreja local também encontramos uma família, porém jamais poderíamos trocar nossa família, esposo(a) e filhos pelas pessoas da igreja!

Todos nós aprendemos muito na igreja, na escola dominical, nos cursos e treinamentos que recebemos nela, tanto sobre teologia quanto sobre temas que numa faculdade são ensinados, porém, há uma diferença: Quando você cursa uma faculdade, no final do seu curso, você recebe uma certificação reconhecida por ela.

Com essa certificação, chamada diploma, você está credenciado e reconhecido, dentro e fora da igreja, para exercer aquela função para a qual estudou e se preparou. Ou seja, esteja no ambiente que for, você será um(a) Bacharel de Teologia formado(a), e ninguém poderá tirar isso de você!

Isso se chama graduação.

Também se no futuro você venha a pretender fazer uma pós-graduação nesta ou em outra faculdade, por exemplo, você não conseguirá sem um diploma de uma instituição já reconhecida (mesmo tendo estudado há tanto tempo por conta própria ou somente pela igreja local).

A Faculdade Betel de Teologia, ou IBES (Instituto Betel de Ensino Superior), propõe oferecer a você uma graduação em Teologia que te possibilita ser credenciado nas mais reconhecidas igrejas, seminários, associações evangélicas do Brasil. Com ela, você pode ser um professor de Teologia, ter os requisitos requeridos pelas igrejas evangélicas sérias para ser um pastor, tem portas abertas nos círculos evangelísticos dentro e fora do país, além de servir a Deus com muito “mais bagagem”.

Não vou perder a minha fé se estudar teologia?

Essa pergunta tem uma resposta rápida e simples: Depende com quem você estuda!

Além disso, é preciso considerar o tipo de teologia que se está oferecendo nas instituições existentes hoje. Muitíssimas delas, apenas te propõe a “teologia liberal“, uma teologia muito difundida no século XVIII na Europa em que se criticava o Texto Sagrado negando a existência de milagres, dons e até da ressurreição do nosso Senhor Jesus!! (ver porém, 1a. Coríntios cap. 15: vers. 14 e 17).

É de se esperar as terríveis consequências que isso trouxe para a Europa, não apenas no sentido espiritual e da identidade de sua fé inicial, mas nos sentidos filosóficos, políticos, sociais, etc.

E tendo em conta esse triste exemplo, não queremos repetir o erro histórico ao oferecer aos nossos alunos tal teologia, carente de total temor a Deus e respeito à Sua Divina Palavra. Pelo contrário, reconhecemos a Bíblia como inerrante e infalível Palavra de Deus.

E tem mais: Quase todos os grandes homens e mulheres de Deus que a história nos mostra também estudaram teologia e será que eles perderam a fé? Jamais!

De fato, muitos servos e servas de Deus começaram a exercer seus chamados sem muita instrução teológica, mas em determinado tempo, tiveram que estudá-la dedicadamente, para que pudessem “subir” de patamar em seus ministérios.

Você jamais vai perder a fé se estudar numa instituição cuja história, fundadores, diretores e professores são comprometidos com Deus e eles mesmos preservam sua integridade espiritual e piedosa com o Senhor e com a Sua Igreja. Na Betel você sempre estará seguro desses valores! Consulte sempre o histórico e depoimento dos alunos que se formaram naquela instituição. E se quiser saber da nossa história e origens, temos o prazer de apresentá-las aqui: Link.

Precisa de teologia para ser pastor?

Sim! Se você quiser ser relevante, precisa ter uma formação, e nisto podemos ajudá-lo.

Com o estudo, você melhorará sua percepção de mundo, suas pregações, seus trabalhos ministeriais, etc.

Lembre-se: O estudo jamais vai competir com sua espiritualidade! Caso contrário, os grandes servos de renome na história não estudariam.

Além disso, as grandes igrejas sérias e compromissadas com a Palavra de Deus, no Brasil e no exterior, exigem de seus candidatos ao púlpito que tenham ao menos o Curso Médio de Teologia para exercer tão grande responsabilidade diante do Rebanho de Deus.

Nosso Curso de Teologia é Superior e em quase todas as instituições equivale ao seminário, o que talvez, dependendo da denominação, se tenha que realizar apenas algunas poucas matérias adicionais para conformar-se ao ministério que a(o) irmã(o), que é nossa(o) aluna(o), esteja ingressando. Nosso diploma é muito bem aceito e conceituado em todo o ambiente evangélico brasileiro (e até no exterior).

Caso a(o) irmã(o), necessite de mais informações ou tenha alguma outra questão não abordada ou completamente esclarecida aqui, por favor, não tenha qualquer receio de nos enviar uma mensagem (via Whatsapp) ou ligar diretamente em nosso número. Teremos o maior prazer de conhecê-lo(a) e atendê-lo(a) através de nossa equipe.

Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!